Leia outros posts!

Tem muito conteúdo legal aqui para você! Leia mais :)

Como Conseguir Parcerias com Autores?



 Oii, gente! Estava com saudades de fazer posts temáticos focados em ajudar esse pessoal de público literário. Então vi que essa questão de parceria é muito cotada e é do interesse de muita gente. Foi ai que pensei, por que não? Enfim, cá estou.

 Você gostaria de realizar que tipo de parceria?
 Focada em ebooks, livros, divulgação (caso já conheça o trabalho daquele determinado autor), ou todas estão de bom agrado?

 * As com ebooks são mais fáceis de conseguir, e muitas das vezes esses autores mandam até alguns mimos, como marcadores e afins.

 * Com livros físicos geralmente fazem tipo uma seleção como as editoras quando recebem muitas demandas, mas nem sempre. De qualquer forma, fique de olho.

- Nunca vi nenhum tipo de parceria literária onde não seja por permuta (envio de livros ou ebooks), por isso será o foco principal deste post.

Não receba propostas absurdas:
 As vezes as pessoas querem tanto parcerias que acabam recebendo algumas propostas "abusivas". Certa vez uma autora pediu para que eu lesse um capítulo do seu livro do WATTPAD, divulgasse no ig literário e não iria ganhar nada em troca. Parcerias são ganhos para ambas partes, então analise e veja se consiga haver vantagem pra você e pra sua parceira (consegue um retorno bom?). 

Achando autores: procure instagrans e blogs de público alvo também literário e veja com quem essa pessoa fez parceria. Provavelmente essas pessoas poderiam estar interessadas no seu trabalho, já que conhecem esse meio de divulgação.

Conheça: saiba as obras escritas pelo autor e tenha uma prévia do que te espera, não saia enviando proposta pra "deus e o mundo", porque nunca funciona.

Enviando a proposta: primeiramente, gosta das suas resenhas e considera que pode trazer uma boa parceira? Se sim, ai chegamos na parte do contato. Eu pessoalmente prefiro email, mas tudo bem fazer parceria por direct do instagram. Faça um texto formal falando um pouco mais de você, onde conheceu o trabalho do autor e porque essa parceria seria boa para os 2. Lembrando que muitos autores fazem seleções no próprio instagram, então sem a etapa do contato pode ficar mais fácil. 

"Um exemplo: Prazer, sou x donx do blog/ig @, tenho público alvo em literatura e esse mundo geek de filmes e séries. Me interessei bastante pelas suas obras e gostaria de saber se estaria dispostx a realizar uma parceria afim de le-la e realizar uma resenha nas minhas mídias sociais.
 Obrigada desde já, espero resposta.
Att,
X."

 Um livro não sai do nada: ele gasta dinheiro, e leva-lo para sua casa. Então tome cuidado e faça uma resenha bem feita (com sua opinião real, mas bem construída). Aquela pessoa acreditou em seu trabalho, faça o mesmo.

Onde eu posto? No caso publico a resenha no blog (se não tiver pode ser na sua plataforma principal, instagram, facebook...) e uma foto no instagram (que também pode ser substituído por outra rede social).
 Lembrando: cuidado com cada detalhe da resenha, já que é de grande importância para fechar uma parceria em que ambos estejam satisfeitos. Se tiver a oportunidade, tire fotos autorais, sempre deixam as resenhas com um toque de maior de atenção. Faça tudo com amor, já que não é fácil, fora que quando o foco é interesse isso acaba transparecendo pela resenha, e infelizmente não é legal.

 Blogar se trata de amor, então escreva com carinho que tudo dará certo.

 E foi isso. Espero que tenham gostado.
Beijão gente linda!

Comentários

  1. Adorei o post e as dicas! Muito interessantes!
    Beijos flor
    Aline Star

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! nesse periodo de começo de ano, todo mundo ta correndo atras de parceria né?
    Adorei o post ❤
    Beijos https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse é um ótimo post e espero que chegue ás mãos de blogueiras literárias que façam ótimo trabalho como o seu!
    Beijão!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaaa! Fico super feliz que tenha curtido, de coração :D

      Excluir
  4. Muito interessante!
    Também sugiro colocar "aberto para parcerias" no perfil do instagram, vai que, né? kkkk.
    Vou tentar fazer o que você disse: buscar autores que possam se interessar, e mandar parcerias pra eles também.
    http://lendoparaescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do "aberto para parcerias"atrai diversas propostas de divulgação para outros igs (trazendo muitas propostas, e geralmente nem mudam tanta coisa) e pode trazer a imagem de alguém que está nisso só por interesse, mas em alguns casos é legal mesmo. Faz isso simm, quem sabe dá certo? Beijão Amanda 💖

      Excluir
  5. Que postagem incrível!!!! Adorei as dicas! Sucesso flor.

    www.heylou.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Já tem quase cinco anos que faço parcerias com autores e ainda é sempre um desafio chegar em um autor. Eu busco sempre dar uma pesquisada antes e eu mantenho minhas parceria por tempo indeterminado. As parcerias só terminam se o autor assim quiser. Eu tenho um cuidado muito mais especial com livros de parceiros, é verdade. Ser autor no Brasil é complicado.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Sim! Também sempre faço uma pesquisa a respeito do autor e das obras. Realmente, ser autor no Brasil é um desafio haha! Beijão 💖

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o artigo dicas bem relevante pois a parceria de negocio ajuda ambos os lados acredito que essa matéria tem ajudado muitas pessoas valeu pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado e que eu te ajudei 💕

      Excluir
  9. Vindo de 2020 pra perguntar, é quando é o contrário? Eu sou uma escritora iniciante e gostaria de buscar parcerias pra divulgar meu trabalho e pra conhecer trabalhos de outras pessoas também . Mas to bem perdida em como fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando é o contrário você deve chegar em instagrammers que admira mais ou menos do seu tamanho e propor a parceria para eles com um textinho, geralmente enviado pelo email. <3

      Excluir
  10. E quando é o contário? Sou uma escritora em busca de parcerias pra ter um alcance maior e poder conhecer trabalhos de outras pessoas também. Mas estou bem perdida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande textos bem bonitinhos para instagrammers do ramo da literatura perguntando se possuem interesse e como funciona em relação a valores (dependendo do número é bem comum que cobrem algum valor também) :)

      Excluir
  11. quando o livro do autor é em ebook, como faço? Ele ou ela paga o ebook? E se for no kindle unlimeted??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paga sim, se não pagar está errado (a maioria dos que fazem por kindle te explicam o processo de como faz para adquirir o ebook sem pagar)

      Excluir
  12. Bom dia!! adorei as dicas! Meu nome é Marcelo de Jesus, e sou autor de 02 livros do gênero de auto-ajuda, são mensagens motivacionais. Tenho o imenso interesse em formar parcerias. Deixo aqui meu Instagram caso tenham interesse em conversarmos: @marceloescritor2019. Sucesso a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Eu fiz esta postagem com muito amor e carinho, e gostaria muito que dividisse sua opinião, mas tenha bom senso! pelo menos leia o post. Clique na opção "Notifique-me" para saber quanto te responder! ♥

Form for the Contact Page