slide

21 de maio de 2017

Começando um instagram litérario: fotos, efeitos, alcance...

Oii gente! hoje estou aqui para falar sobre o insta, tanto sobre como tirar as fotos, atingir um público, qual efeito é o mais correto...
  Decidi falar sobre isso para comemorar 1k do meu instagram literário (@sonhosecafes), que apesar de parecer pouco para alguns, deu bastante trabalho para ser conquistado! eu decidi trazer essas dicas a fim de ajudar vocês que estão começando ou até mesmo que gostem de falar sobre o assunto. Vamos lá?

Neste caso estou falando do tema especifico literário, mas temas existem com infinitos temas diferentes como falar só de decoração, séries ou até mesmo um instagram misto com tudo isso, como é o caso do @SIMPLESMENTECRI.

Primeiramente: Como vem sendo minha experiencia com um Insta literário?
 Fantástica! fazem 2 meses, sim, 2 meses! mas neste período venho melhorando bastante, conhecendo novos igs, novas obras! é tudo uma grande grupo, onde todos se ajudam e interagem entre si.

Um bom nome: Um instagram para ser criado precisa de um nome. Como decidir? é parecido com o processo de nomear um blog, é importante. Pegue agora um papel e uma caneta, e escreta o que você quer falar, apenas o tema. Agora escreva todas as palavras que vem na sua cabeça relacionado a esse assunto. Vá juntando, e uma hora dará certo.

As fotos: Devem ser feitas com vários objetos, no meu caso uso os que tem tons semelhantes! vale tudo, marcadores, post its, canetas, canecas, porta- joias... enfim, tudo!





No inicio pra mim foi absolutamente horrível, minhas fotos ficavam sem foco, com pouca iluminação (ainda que usasse 3 abajures e a luz do próprio quarto hahah) então eu fui aprendendo uns macetes com o tempos e aperfeiçoando um pouco mais.
  Hoje minhas fotos não estão tão bonitas assim como gostaria, mas venho melhorando cada vez mais.  Elas estão longes de serem perfeitas, e você que estiver começando vai ver isso, mas com o tempo vamos dando o melhor de nós e começamos a melhorar naturalmente.
  Nos efeitos geralmente uso Juno, +50 brilho e +50 realce, ilumina bastante.
Minha ultima foto do ig e a primeira:

                     


Mas, sabe, isso vai de cada um. Existem aqueles que preferem fotos mais escuras, outros com foco apenas nos livros, mais vintage... vária bastante.

Um filtro faz sim diferença: aqui temos uma foto que foi postada em 2 perfis diferentes, onde ambas foram publicadas faz um tempo. A primeira o feed era mais claro, então optei por inserir mais brilho (apesar de ter exagerado) e na segundo o feed era escuro, o que desfavoreceu completamente a imagem. Então apesar de parecer simples, o filtro tem bastante importância. Se tivesse maneirado na claridade na primeira ou clareado mais a segunda ficaria bem melhor. Então.. cuidado!








O feed: pra falar sério eu nem considero o que eu uso como um feed, faço fotos completamente diferentes uma das outras, misturo tags com resenhas ou até mesmo digitais. Eu apenas sigo esse padrão que disse acima, uso uma quantidade de luz padrão, então as imagens acabam ficando parecidas e passando a impressão de que são mais organizadas. Então isso vai muito do gosto de cada um, sabe?
 Deem uma olhada abaixo:



  Agora a parte predileta de muitos, o alcance: como cheguei em 1k em 2 meses? então...
Eu interagi MUITO, MUITO MESMO. Fui no perfil de pessoas que faziam o mesmo que eu, como neste caso outros instas literários, e curti várias fotos e os seguia. Não por algum motivo por atrás, não estava nem aí se me seguiria de volta ou não, eu queria interagir, conhecer novas pessoas neste ramo, mas acabei criando laços de amizades e essas pessoas retribuíam o carinho.
  Sorteios também aumentam bastante seu público, mas não posso afirmar que em sua maioria será fiel. Nunca fiz sorteios, mas quem sabe em breve?
  
Agora... tags também são importantes: muitas tags (ex.: #livros #resenha #resenhas #resenhaliterária) te sobem e aumentam seu alcance. além de que pessoas pesquisam a tag e acabam encontrando sua foto lá. então não esqueça delas ainda que seu alcance seja bom.

  Fazer resenha ou não?: você não deve fazer apenas resenhas no blog, e sim algumas extras no instagram também, para mostrar que me seguindo então recebendo um conteúdo especial,e não apenas vendo a mesma coisa que no meu blog. Ainda mais pra aquelas pessoas que tem só o perfil no lá, pessoas querem opinião sobre os livros, justificativa. Não apenas um "legal, gostei!" amo ler resenhas em igs literários. Lembre-se, não é porque não é no blog é que a resenha deve ser malfeita.
 Agora.. você não precisa fazer só isso! as vezes apenas publicar uma foto,uma tag, ou apenas uma foto de indicações podem ser boas para não ficar cansativo e também intercalar.

  Stories é bom?devo usar?: sim, por incrível que pareça essa copia "frajuta" do Snap é super útil, aumenta nossa alcance e é ótimo para receber respostas diretamente pelos seus seguidores. Odiava, mas como meu alcance melhorou bastante após um tempo usando, estou começando a gostar.

E aí? gostaram? espero que sim! 
quem sabe volte a fazer uma parte 2?
Enfim... Beijão gente linda!

4 comentários:

  1. Que dicas ótimas! Não tenho um ig literário, mas sempre estou tirando foto de um livro ou outro, vou lembrar das dicas para usa-las!
    Parabéns pelo post!

    www.pensamentoslibertos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ameiii o post, eu cresci bastante após a interação, fiquei até assustada, sobre o sorteio eu estou fazendo, eu e minha amiga, subimos muitoooooo, mas igual você citou, não sabemos se serão fieis, mas percebi que muitos estão acompanhando minhas publicações no insta, eu tenho apenas 2 meses também e meu freed foi espontando, gosto de rosa e flores kkk, então deu super-certo, as fotos eu tiro apenas com a luz do dia da uma melhor resolução e todas são tiradas do meu celular, edito apenas colocando um filtro branquinho e ajusto a luz quando acho que está escuro. Amei seu post.

    Um beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demaissss <3 que bom que continuam te acompanhando, amo seu feed, maravilhosooo :D

      Excluir

Eu fiz esta postagem com muito amor e carinho, e gostaria muuito que dividisse sua opinião, mas tenha bom senso tá ❣ pelo menos leia o post.