Leia outros posts!

Tem muito conteúdo legal aqui para você! Leia mais :)

Começando Um Instagram Litérario: Fotos, Efeitos, Alcance...

 Oii gente! hoje estou aqui para falar sobre o insta, tanto sobre como tirar as fotos, atingir um público, qual efeito é bom ser usado...
  Decidi falar sobre isso para comemorar 1k do meu instagram literário (@sonhosecafes), que apesar de parecer pouco para alguns, deu bastante trabalho para ser conquistado! eu decidi trazer essas dicas a fim de ajudar vocês que estão começando ou até mesmo que gostem de falar sobre o assunto. Vamos lá?

Leia também:
 Como conseguir parceria com autores? Clicando aqui.
  Quero criar um blog? Dicas! - Parte um - Clicando aqui.

Neste caso estou falando do tema especifico literário, mas existem com infinitos temas diferentes como falar só de decoração, séries ou até mesmo um instagram misto com tudo isso, como é o caso do @thayline.jpg.

----
 (Aviso: Agora em 2019 fui rever esse post e meu deu saudade. Meu instagram literário está desativado, tô só no @Thayline.jpg mesmo, mas ainda amo esse mundo <3)
---

Primeiramente: Como vem sendo minha experiencia com um Insta literário?
 Fantástica! fazem 2 meses, sim, 2 meses! mas neste período venho melhorando bastante, conhecendo novos igs, novas obras! é tudo uma grande grupo, onde todos se ajudam e interagem entre si.

Um bom nome: Um instagram para ser criado precisa de um nome. Como decidir? é parecido com o processo de nomear um blog, é importante. Pegue agora um papel e uma caneta, e escreva o que você quer falar, apenas o tema (livros no caso haha). Agora escreva todas as palavras que vem na sua cabeça relacionado a esse assunto. Vá juntando, e uma hora dará certo. Escrevi um post sobre como escolher, clique aqui para ler.

As fotos: Devem ser feitas com vários objetos, no meu caso uso os que tem tons semelhantes! vale tudo, marcadores, post its, canetas, canecas, porta- joias... enfim, tudo!



No inicio pra mim foi absolutamente horrível, minhas fotos ficavam sem foco, com pouca iluminação (ainda que usasse 3 abajures e a luz do próprio quarto hahah) então eu fui aprendendo uns macetes com o tempos e aperfeiçoando um pouco mais.
  Hoje minhas fotos não estão tão bonitas assim como gostaria, mas venho melhorando cada vez mais.  Elas estão longes de serem perfeitas, e você que estiver começando vai ver isso, mas com o tempo vamos dando o melhor de nós e começamos a melhorar naturalmente.
  Nos efeitos geralmente uso - 20 Saturação, +50 brilho e +50 realce, ilumina bastante.

Uma das ultimas fotos do ig e a primeira:

    


Mas, sabe, isso vai de cada um. Existem aqueles que preferem fotos mais escuras, outros com foco apenas nos livros, mais vintage... vária bastante.

Um filtro faz sim diferença: aqui temos uma foto que foi postada em 2 perfis diferentes, onde ambas foram publicadas faz tempo. A primeira o feed era mais claro, então optei por inserir mais brilho (apesar de ter exagerado) e na segundo o feed era escuro, o que desfavoreceu completamente a imagem. Então apesar de parecer simples, o filtro tem bastante importância. Se tivesse maneirado na claridade na primeira ou clareado mais a segunda ficaria bem melhor. Então.. cuidado!







O feed: pra falar sério eu nem considero o que eu uso como um feed, faço fotos completamente diferentes uma das outras, misturo tags com resenhas ou até mesmo digitais. Eu apenas sigo esse padrão que disse acima, uso uma quantidade de luz padrão, então as imagens acabam ficando parecidas e passando a impressão de que são mais organizadas. Então isso vai muito do gosto de cada um, sabe?
 Deem uma olhada abaixo:




  Agora a parte predileta de muitos, o alcance: como cheguei em 1k em 2 meses? então...
Eu interagi MUITO, MUITO MESMO. Fui no perfil de pessoas que faziam o mesmo que eu, como neste caso outros instas literários, e curti várias fotos e os seguia. Não por algum motivo por atrás, não estava nem aí se me seguiria de volta ou não, eu queria interagir, conhecer novas pessoas neste ramo, mas acabei criando laços de amizades e essas pessoas retribuíam o carinho.
  Sorteios também aumentam bastante seu público, mas não posso afirmar que em sua maioria será fiel. Nunca fiz sorteios, mas quem sabe em breve?
  
Agora... tags também são importantes: muitas tags (ex.: #livros #resenha #resenhas #resenhaliterária) te sobem e aumentam seu alcance. Além de que pessoas pesquisam a tag e acabam encontrando sua foto lá. então não esqueça delas ainda que seu alcance seja bom, um aplicativo que recomendo é o Leetag. Como dá poluição visual, coloco as tags e após uma hora apago, já que a essa altura não dá mais alcance.

 Parceria com Igs: Existe um tipo de parceria entre igs, e nessa parceria ambos se divulgam nos stories frequentemente e se marcam nas publicações para atingir público. Eu já fiz e é bem legal, a unica dica que tenho é que não saia desesperadamente pedindo parcerias com igs, pois chega um momento que é tanta gente como parceira que se torna exaustivo e acaba saindo do controle. Pra mim o ideal seria uns 5.

  Fazer resenha ou não?: Você não deve fazer apenas resenhas no blog, e sim algumas extras no instagram também, para mostrar que me seguindo então recebendo um conteúdo especial,e  não apenas vendo a mesma coisa que no meu blog. Ainda mais pra aquelas pessoas que tem só o perfil no lá, pessoas querem opinião sobre os livros, justificativa. Não apenas um "legal, gostei!" amo ler resenhas em igs literários. Lembre-se, não é porque não é no blog é que a resenha deve ser malfeita.
 Agora.. você não precisa fazer só isso! as vezes apenas publicar uma foto,uma tag, ou apenas uma foto de indicações podem ser boas para não ficar cansativo e também intercalar.

  Stories é bom? Devo usar?: sim, por incrível que pareça essa copia "frajuta" do Snap é super útil, aumenta nossa alcance e é ótimo para receber respostas diretamente pelos seus seguidores. Odiava, mas como meu alcance melhorou bastante após um tempo usando, estou começando a gostar.

E aí? gostaram? espero que sim! 
quem sabe volte a fazer uma parte 2?
Enfim... Beijão gente linda!

Comentários

  1. Que dicas ótimas! Não tenho um ig literário, mas sempre estou tirando foto de um livro ou outro, vou lembrar das dicas para usa-las!
    Parabéns pelo post!

    www.pensamentoslibertos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ameiii o post, eu cresci bastante após a interação, fiquei até assustada, sobre o sorteio eu estou fazendo, eu e minha amiga, subimos muitoooooo, mas igual você citou, não sabemos se serão fieis, mas percebi que muitos estão acompanhando minhas publicações no insta, eu tenho apenas 2 meses também e meu freed foi espontando, gosto de rosa e flores kkk, então deu super-certo, as fotos eu tiro apenas com a luz do dia da uma melhor resolução e todas são tiradas do meu celular, edito apenas colocando um filtro branquinho e ajusto a luz quando acho que está escuro. Amei seu post.

    Um beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demaissss <3 que bom que continuam te acompanhando, amo seu feed, maravilhosooo :D

      Excluir
  3. Oie!
    Adorei as tuas dicas! Acho que o mais difícil é começar, depois você conhece o nicho, as hashtags, aprende a melhorar as fotos, e uma pessoa vai indicando pra outra... Também gosto do fundo das fotos mais branco, e é difícil cuidar pra não ficar estourado demais x)

    Seguindo!
    Beijos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Amei as dicas. Quero criar uma insta literário por causa do blog, mas acho as fotos que tiro tão sem graça. Agora, posso dar um up. Muito obrigada, linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigsda Paula! Fico extremamente feliz em ler um comentário assim! Começa sim,<3 qualquer coisa , me passa o endereço para acompanhar! Um Beijoo, precisando estou aqui! :)

      Excluir
  5. Olá!

    Amo livros e recentemente conheci esse perfis literários no instagram e achei o máximo. Então resolvi cria um tbm, mas na medida que fui conhecendo melhor, surgiram algumas dúvidas. Eu precisaria ter um blog tbm ou posso trabalhar apenas com o instagram mesmo? Qual é o nome correto? Bookstagram, Ig literário ou apenas Instagram Literário? Os três tem alguma diferença? É necessário mudar meu perfil para comercial?

    Surgiram essas dúvidas e não tenho a quem perguntar... Pode me ajudar, por favor?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais! Não necessáriamente, pode usar apenas o instagram sim :) Nome é você que escolhe, apenas ter um @ fácil e um nome que não seja complicado de lembrar. Os 3 termos são iguais, cada um fala de um jeito. Não é necessário ter o perfil comercial, embora seja mais fácil (para ver as estatísticas basta ver certos aplicativos). Caso surja alguma dúvida só falar! <3

      Excluir
  6. Oiee
    Gostei muito do seu posto, tô querendo fazer um IG literário, mas tava meio desmotivada, agora ninguém me segura...kkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilhoso Jéssica! Cria sim, vai amar :) Fico feliz que tenho ajudado com as dicas 💖 Beijão!

      Excluir
  7. aaa eu amei o conteúdo, to pensando em começar um ig mas n sabia como . Espero conseguir igual vc kkk . bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Eu fiz esta postagem com muito amor e carinho, e gostaria muito que dividisse sua opinião, mas tenha bom senso! pelo menos leia o post. Clique na opção "Notifique-me" para saber quanto te responder! ♥

Form for the Contact Page