5 de jan. de 2018

Como Organizar Os Posts Do Seu Blog











 Vamos se dizer que eu n√£o sou muito nova na blogosfera. eu j√° tive diversos blogs - uns que deram certos, outros que n√£o - e se tinha uma coisa que sempre me encrencava era a programa√ß√£o dos posts. n√£o tem sa√≠da, o que faz um blog s√£o as postagens e se voc√™ quer ter leitores fi√©is, tem que correr muito atr√°s de conte√ļdos bons. 

Eu tinha dado um tempo na blogosfera mas com a oportunidade de entrar na equipe do Simplesmente Criativa, eu n√£o pude recusar. No come√ßo achei - novamente - que seria f√°cil, o famoso: ''s√≥'' era sentar e escrever. Com o tempo as dificuldades foram aparecendo e depois de um bom tempo, eu resolvi (finalmente) fazer uma programa√ß√£o de posts. 

Hoje, eu vou dar algumas dicas para voc√™s que eu mesma estou seguindo e mostrar o m√©todo que eu estou usando no momento.  

Eu usei o meu ''bullet journal'' que √© uma esp√©cie de agenda + di√°rio + to do list. resumindo, √© um planner de uma forma mais descontra√≠da, mas voc√™ pode usar qualquer coisa! Seja uma folha de caderno, fazer no PC e depois imprimir ou at√© em uma folha de of√≠cio, o que importa √© que esse planejamento seja pr√°tico e f√°cil de voc√™ encontrar. 

COMO FAZER

1

Eu comecei a fazer esse planejamento em dezembro de 2017 mas n√£o tem problema de voc√™ resolver fazer agora, o importante √© n√£o procrastinar. 

A primeira coisa a fazer √© decidir a quantidade de posts que voc√™ vai querer trazer para o seu blog por m√™s. no meu caso, eu participo de 2 blogs (o simplesmente criativa e o mais que seis - que est√° parado por um tempo indeterminado) ent√£o a minha decis√£o foi 2 posts por m√™s para cada blog. Como ambos eu sou colunista, eu sabia que o site n√£o ficaria parado j√° que teria mais pessoas atualizando-o. 

Se voc√™ tem um site sozinha, indico postar - no m√≠nimo - uma vez por semana. no come√ßo do blog, recomendo mais que 1x e quando voc√™ j√° conseguir leitores, vai reduzindo e encaixando nos dias em que seu site √© mais visitado. 

(claro, isso vai depender da sua disponibilidade e como VOC√ä acha melhor) 

2

Em rela√ß√£o aos conte√ļdos, procure sempre ver inspira√ß√Ķes. Quando tiver uma ideia, escreva no seu planejamento logo ou no bloco de notas. 

Outra coisa tamb√©m seria: encaixar temas nos meses. Por exemplo: em Junho, √© o m√™s dos namorados. Voc√™ poderia fazer um post sobre isso (n√£o sobre o feriado em si). 

J√° vou logo avisando: vai ter dias que voc√™ n√£o vai ter √Ęnimo/criatividade para escrever e TUDO BEM, todos passam por isso. 

Algumas coisas que voc√™ poderia fazer nesses dias: 

- resolver burocracias 
- responder e-mails
- atualizar as redes sociais 
- olhar seus blogs favoritos 
- conferir o Pinterest 
- responder os coment√°rios do seu blog
- desenvolver aquele projeto que voc√™ enrola em fazer 
- escutar m√ļsica/ler um livro 

3

Outra dica √© sempre aproveitar os dias que voc√™ est√° bem para escrever. n√£o precisa escrever os posts s√≥ nos seus respectivos meses, n√£o tem problema j√° ter um texto pronto para o m√™s de Agosto - por exemplo. 

E por √ļltimo, aproveite da ferramenta PROGRAMAR. eu n√£o sei se no site em que seu blog est√° depositado tem essa op√ß√£o mas pelo menos no Blogger eu garanto que tem. Basicamente, voc√™ pode programar suas publica√ß√Ķes para um data/m√™s/hor√°rio. Isso ajuda muito caso voc√™ esquecer de postar em um determinado dia ou resolva fazer uma viagem de √ļltima hora e quer deixar o blog atualizado. 

Pesquise os melhores dias e hor√°rios - no caso, onde seus leitores mais acessam - e aposte em deixar isso como ''fixo''. 

 O MEU 











Essas foram minhas dicas! espero que voc√™s tenham gostado. Comentem qual √© t√°tica que voc√™s usam para organizar os seus posts. 

Beij√£o! 




6 coment√°rios:

  1. Oi Camile, também acho ótimo anotar ideias bacanas para posts futuros. Estou sempre com um caderninho na bolsa para quando a inspiração bater. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que m√°ximo, Cami! √Č sempre bom ter um caderninho por perto mesmo.

      Super beijo!

      Excluir
  2. Eu tenho um planner que anoto os dias da semana que tem posts e o que postar neles. Daí tento intercalar os assuntos pra não ficar repetitivo, e já vou programando eles online. Fica bem fácil assim :) Os dias que sobram eu costumo visitar o blog das amigas :D


    Bom final de semana :D
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssima em intercalar os assuntos, eu sempre procuro fazer isso nos blogs em que escrevo.

      Obrigada pelo carinho e boa semana, beijos!

      Excluir
  3. Oi Camile,
    Acho lindo quem consegue se organizar assim, sempre vejo postagens sobre os BJs mas comigo não rola. A coisa vem da hora haha ou simplesmente anoto título no bloco de notas pra desenvolver depois. Amei as dicas, é sempre bom compartilhar.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, Nana! Se o método que você está usando tá dando certo, investe mesmo. Fico feliz em saber que gostou das dicas ;)

      Um super beijo e adorei seu blog.

      Excluir

Eu fiz esta postagem com muito amor e carinho, e gostaria muito que dividisse sua opini√£o, mas tenha bom senso! pelo menos leia o post. Clique na op√ß√£o "Notifique-me" para saber quanto te responder! ♥

Copyright © 2016 Simplesmente Criativa , Blogger