5 de jan de 2018

Como Organizar Os Posts Do Seu Blog











 Vamos se dizer que eu não sou muito nova na blogosfera. eu já tive diversos blogs - uns que deram certos, outros que não - e se tinha uma coisa que sempre me encrencava era a programação dos posts. não tem saída, o que faz um blog são as postagens e se você quer ter leitores fiéis, tem que correr muito atrás de conteúdos bons. 

Eu tinha dado um tempo na blogosfera mas com a oportunidade de entrar na equipe do Simplesmente Criativa, eu não pude recusar. No começo achei - novamente - que seria fácil, o famoso: ''só'' era sentar e escrever. Com o tempo as dificuldades foram aparecendo e depois de um bom tempo, eu resolvi (finalmente) fazer uma programação de posts. 

Hoje, eu vou dar algumas dicas para vocês que eu mesma estou seguindo e mostrar o método que eu estou usando no momento.  

Eu usei o meu ''bullet journal'' que é uma espécie de agenda + diário + to do list. resumindo, é um planner de uma forma mais descontraída, mas você pode usar qualquer coisa! Seja uma folha de caderno, fazer no PC e depois imprimir ou até em uma folha de ofício, o que importa é que esse planejamento seja prático e fácil de você encontrar. 

COMO FAZER

1

Eu comecei a fazer esse planejamento em dezembro de 2017 mas não tem problema de você resolver fazer agora, o importante é não procrastinar. 

A primeira coisa a fazer é decidir a quantidade de posts que você vai querer trazer para o seu blog por mês. no meu caso, eu participo de 2 blogs (o simplesmente criativa e o mais que seis - que está parado por um tempo indeterminado) então a minha decisão foi 2 posts por mês para cada blog. Como ambos eu sou colunista, eu sabia que o site não ficaria parado já que teria mais pessoas atualizando-o. 

Se você tem um site sozinha, indico postar - no mínimo - uma vez por semana. no começo do blog, recomendo mais que 1x e quando você já conseguir leitores, vai reduzindo e encaixando nos dias em que seu site é mais visitado. 

(claro, isso vai depender da sua disponibilidade e como VOCÊ acha melhor) 

2

Em relação aos conteúdos, procure sempre ver inspirações. Quando tiver uma ideia, escreva no seu planejamento logo ou no bloco de notas. 

Outra coisa também seria: encaixar temas nos meses. Por exemplo: em Junho, é o mês dos namorados. Você poderia fazer um post sobre isso (não sobre o feriado em si). 

Já vou logo avisando: vai ter dias que você não vai ter ânimo/criatividade para escrever e TUDO BEM, todos passam por isso. 

Algumas coisas que você poderia fazer nesses dias: 

- resolver burocracias 
- responder e-mails
- atualizar as redes sociais 
- olhar seus blogs favoritos 
- conferir o Pinterest 
- responder os comentários do seu blog
- desenvolver aquele projeto que você enrola em fazer 
- escutar música/ler um livro 

3

Outra dica é sempre aproveitar os dias que você está bem para escrever. não precisa escrever os posts só nos seus respectivos meses, não tem problema já ter um texto pronto para o mês de Agosto - por exemplo. 

E por último, aproveite da ferramenta PROGRAMAR. eu não sei se no site em que seu blog está depositado tem essa opção mas pelo menos no Blogger eu garanto que tem. Basicamente, você pode programar suas publicações para um data/mês/horário. Isso ajuda muito caso você esquecer de postar em um determinado dia ou resolva fazer uma viagem de última hora e quer deixar o blog atualizado. 

Pesquise os melhores dias e horários - no caso, onde seus leitores mais acessam - e aposte em deixar isso como ''fixo''. 

 O MEU 











Essas foram minhas dicas! espero que vocês tenham gostado. Comentem qual é tática que vocês usam para organizar os seus posts. 

Beijão! 




6 comentários:

  1. Oi Camile, também acho ótimo anotar ideias bacanas para posts futuros. Estou sempre com um caderninho na bolsa para quando a inspiração bater. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Cami! É sempre bom ter um caderninho por perto mesmo.

      Super beijo!

      Excluir
  2. Eu tenho um planner que anoto os dias da semana que tem posts e o que postar neles. Daí tento intercalar os assuntos pra não ficar repetitivo, e já vou programando eles online. Fica bem fácil assim :) Os dias que sobram eu costumo visitar o blog das amigas :D


    Bom final de semana :D
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssima em intercalar os assuntos, eu sempre procuro fazer isso nos blogs em que escrevo.

      Obrigada pelo carinho e boa semana, beijos!

      Excluir
  3. Oi Camile,
    Acho lindo quem consegue se organizar assim, sempre vejo postagens sobre os BJs mas comigo não rola. A coisa vem da hora haha ou simplesmente anoto título no bloco de notas pra desenvolver depois. Amei as dicas, é sempre bom compartilhar.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, Nana! Se o método que você está usando tá dando certo, investe mesmo. Fico feliz em saber que gostou das dicas ;)

      Um super beijo e adorei seu blog.

      Excluir

Eu fiz esta postagem com muito amor e carinho, e gostaria muito que dividisse sua opinião, mas tenha bom senso! pelo menos leia o post. Clique na opção "Notifique-me" para saber quanto te responder! ♥